Pesquise Aqui!

Refletindo sobre política

|| ||

Muitos de nós tem verdadeira aversão à política.
Quando se fala nessa arte de administrar , cidades, municípios estados e até nações não se tem a dimensão exata da importância dessa dita ciência para nossas vidas. 
O que costumamos falar é que política não presta, mas não presta pra quem?
O governo é corrupto e se vende. 
O governo é falso e dissimulado
O governo fecha os olhos para as robalheiras
Estamos enojados com os mensalões da vida!
Mas se a política é tudo isso por que não abdicar ao direito do voto?
Ora, se eu não acredito mais na mudança de um País, se compreendo que mesmo votando nada vai mudar, logo poderia deixar aos que acreditam e lutam pela mudança fazer algo.
Penso diferente, penso que se alguns morreram nos movimentos anti ditadura acreditando na mudança , por qual motivo eu que apenas fico em minha casa na frente de um PC ficaria resmungando.
Alguns lutaram e outros lutam ...
Observemos os presidentes que nosso País já teve, alguns deles ainda no congresso nacional exibindo seus cargos, favoritismos, caixa 2 etc, etc, etc ...
Qual o motivo que os mantém no poder?
Alguns diriam que são fraudes, o que acho pouco provável desde que o novo sistema de urna eletrônica foi instituido  e cada um vota naquele que quer.
O mal do século não é a política em si , mas o que o povo faz dela.
Observando meu município em política recente é que posso falar com propriedade que o coronelismo ainda impera sob as roupas da democracia.
Você consegue cargo desde que apoie esse ou aquele partido e ele seja o vencedor.
As provocações são infinitas e há mesmo quem aposte a própria casa ou use frases do tipo:
 -  Se fulano colocar um jumento pra prefeito eu voto no jumento!
Isso nem se fala de pessoas sem instrução , os ignorantes na verdade apenas são massa de manipulação de cabos eleitoreiros muitos deles presentes em nossa classe debaixo dos cargos de diretores, coordenadores, secretárias e até mesmo professores.
Quem fala é taxado de anormal , quem se mantem neutro é marginalizado e após saber que muitos morreram para que a democracia imperasse nos vem a democradura amordaçar novamente.
Não podemos falar sob pena de ficar por 4 anos sem conseguir trabalho , independente de haver ou não concurso.
Afinal quem poderá provar sua nota sem poder guardar consigo o gabarito da prova pela qual pagou 50 reais? 
É meus queridos, falar de política nos causa ânsia de vômito.
Não sou partidarista. Observo o candidato, suas ações seus projetos, suas realizações e colocando tudo em uma balança decreto meu voto assim, calada.
Sem gif de Dilma demônio , de Marina maluca ou de Serra enganador.
Prefiro nua e cruamente observar o que realizou cada governo apesar de suas falhas e votar conscientemente.
Na eleição passada votei no atual prefeito de meu município.
Mas qual o motivo de meu voto, qual meu critério e minha avaliação?
Diriam meus conterrâneos que nada ele fez em nosso povoado o que é uma grande verdade desde que tudo foi empregado na estância aqui pertinho pois é o maior foco do turismo do município o que acho mesmo apropriado.
Mas votei por conta da construção de várias escolas nos povoados distantes da sede. Construções essas que geraram emprego e fizeram com que muitos adolescentes pudessem realizar o sonho de ingressar no magistério e concluir o 2° grau.
Votei pelo que fez , votaria outra vez, mas creio que não mais votarei pelo que estou presenciando nos últimos 2 anos.
A política deve lutar pelo bem comum, é isso que devemos ter em mente quando formos digitar os poucos números e delegar autoridade a alguém de governar nosso estado ou reger nosso País.
Amo os programas de governo independentemente de quem os tenha criado , ou que uma legenda tenha criado e outra adotado a ideia.
Amo o PETI ( Programa de Erradiação do Trabalho Infantil) , pois não vejo crianças trabalhando na roça como adultos
Amo o Brasil Sorridente , pois o pobre entre um quilo de feijão e um creme dental e uma escova de dente  opta por matar sua fome
Amo o  Bolsa Familia, pois ele garante que eu não vou morrer de fome como morreram muitos irmãos sertanejos nas materias que a toda poderosa rede globo fazia e lhes dava IBOPE.
Quem não lembra da pobreza e fome assolando o sertão?
A miséria da Ibope e o ser humano tem certa fascinação pelo trágico.
Amo o PROUNI, pois ele garante que muitos tenham a oportunidade ímpar de se graduar nesta ou naquela função
Amo o PROJOVEM, pois ele mantem as cabecinhas ocupadas
Amo o fato de termos liquidado uma dívida externa
Amo, amo, amo tudo aquilo que é feito em bem comum afinal a política também é isso a luta pelo bem comum e não de uma classe.
Ainda estou analisando as propostas , e pesando as falhas e o acertos do atual governo.
Em quem vou votar?
Antes do dia saberei, talvez saiba agora ... É uma decisão muito difícil pra se tomar sem estudar as propostas,  mas é certo que anular esse direito adquirido através do sangue de muitos irmãos brasileiro não farei.
Votar em uma mesma legenda todo ano de forma alguma
Votar com consciência de que meu voto deve gerar o bem pra toda uma nação e não apenas pra um indivíduo.
Pense nisso e vote com consciência, não se deixando influenciar pela mídia ou pesando apenas o que foi bom pra seu estado.
Vamos pensar coletivamente, pois isso é política e política boa e sadia.
"TODO PODER EMANA DO POVO E EM SEU NOME SERÁ EXERCIDO"
Por Gi Barbosa em: 07/09/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores