Pesquise Aqui!

O que vocês farão sem liberdade?

|| ||


" Se vencermos , então teremos o que nenhum de nós já teve antes ... Um país só nosso."Mel Gibson em Coração Valente
 Quando paramos conscientemente pra pensar sobre a liberdade, essa condição de indivíduo não submetido ao domínio de outro ou mesmo de uma país não subordinado á leis de outros, nos toma uma sensação muitas vezes de tristeza quando passamos a analisar a história de nosso país com suas rupturas educacionais com suas lutas, com suas "Diretas Já" ... Tristeza por qual motivo já que muita coisa foi conquistada?
Tristeza por saber que muitos morreram pra ter a liberdade de escolher seus governantes, sua forma de governo e seu futuro e grande parte da população abdica desse poder de liberdade ou á preço de nada vende seu poder de escolha.
Coração Valente é um filme que nos arremete á um tema tão amplo que seriam necessário dias e dias de reflexão pra dar vazão á totalidade daquilo que precisa ser expressado.
A luta de um país pela tão sonhada liberdade, justiça e direito de poder viver em sua terra com dignidade.
Em um dado momento do filme o personagem William Wallace expõe seu desejo
"Quero um lar e filhos ... Isso não vale a pena se você não tiver liberdade"
Essa liberdade era uma liberdade totalitária de país pra país, liberdade da tirania dos despotas na antiguidade, mas e essa liberdade que tanto almejamos na adolescência sem termos muita noção do que seja?
Uma liberdade que vem mesclada com a responsabilidade de assumir seus atos e suas palavras e não uma libertinagem inconsequente de pessoas egoistas, mas uma liberdade coletiva respeitando os direitos pra ter os seus respeitados.
Essa é apenas pra pessoas que tem coragem de lutar, de se sacrificar  em prol da coletividade e de vencer  e prosseguir feliz  mesmo com as marcas das feridas deixadas pela batalha.
Muitas  vezes em meio aos inimigos que se agigantam e estão em grande número á nossa frente, diante do temor, do medo, da derrota eminente nós titubeamos.
Um trecho muito interessante desse filme é o discurso de William Wallace que vocês podem ver no vídeo abaixo, mas caso não disponham de tempo transcrevi abaixo...
-Vocês vieram lutar como homens livres... e livres vocês são! 
O que vocês farão sem liberdade? Vocês lutarão?
- Contra aquilo? Não. Correremos e viveremos!
- Sim, lutem  e talvez morram. Corram e viverão, pelo menos por enquanto. E morrendo em suas camas daqui muitos anos estariam dispostos a negociar todos os dias daqui em diante por uma chance única, apenas por uma chance para retornar aqui e dizer á nossos inimigos que podem tirar nossas vidas, mas nunca tirarão nossa liberdade
Tornar-se um ser livre em nossa opinião é não viver de forma alienada, ter consciência daquilo que se faz e procurar fazer e falar melhor, é romper com as amarras do sistema e buscando uma força descomunal ,  prosseguir lutando por uma país aqui livre do analfabetismo, da criminalidade, das drogas,da alienação...
O exército é imenso e de gigantes, mas ... 
O que vocês farão sem liberdade? Vocês lutarão?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores