Pesquise Aqui!

Onde Morrem os Sonhos???

|| ||


Sabe quando você acorda com algo te incomodando nas ideias?
Algo te dizendo ... Escreve!
Pois é, hoje acordei assim. Mas falar sobre o que?
Esse algo então me pergunta?
Onde nasce a esperança e onde morrem os sonhos?
Eu gentilmente respondo:
_ Não sei, mas vou procurar descobrir.
O algo fica do lado como Sócrates tentando me fazer enxergar a verdade dentro de mim mesma, me conduzindo a " parir ideias" e eu então encontro um fragmento de verdade.
- Bem, a esperança nasce no incentivo e os sonhos morrem na noção de impossível.
O algo prossegue:
-O que é impossível?
-Tudo aquilo que não se pode concretizar. Digo eu
- Interessante colocação, mas há porventura algo que não se possa sonhar , por aparentemente não poder se realizar?
- Não, verdadeiramente não há.
Me ponho a contemplar a vida , minhas experiências, minhas vivências ... E me deparo com a fala de dois irmãos que foram meus alunos no EJA  no 3ª e 4ª  série. Um casal humilde, trabalhador e adorável
Diziam eles:
- Professora, eu quero me formar.
Sonho pequeno não?
É, bem pequeno, mas impossível pra eles!
Moravam na roça, muito longe da cidade onde havia ginásio, não podiam ir pela manhã que era o único horário que o transporte escolar era disponibilizado, por serem maiores e terem obrigações na manutenção do lar pobre. Restava lhes então desistir.
Vêem onde morrem os sonhos?
Bem, eles não deixaram o sonho morrer. Continuaram acreditando que algum dia seria possível.
O menino 3 anos depois de finalizar a antiga 4ª série esteve em minha casa pedindo ajuda pra conseguir a documentação pra ingressar no ginásio. Eu fiquei muito feliz, mesmo sabendo ser quase impossível pra ele cumprir aquela jornada a noite depois de passar todo o dia com uma enxada na mão debaixo de um sol escladante tentando tirar algo de uma terra seca. 
Pensei comigo:
- Tão jovem, apenas 19 anos eu não tenho o direito de matar os sonhos dele, mas tenho obrigação de plantar esperança em seu coração.
Sorri, o incentivei a prosseguir ( talvez nem eu acreditasse nisso).
Conseguiu então organizar a documentação e pode iniciar o ginásio, á duras penas ( talvez eu não conseguisse), mas  concluiu , ingressou no 2º grau e realizou um sonho.

Vocês me perguntam? Mas, não eram dois?
Eram sim... A irmã por ser mãe, mulher, dona de casa e trabalhadora rural  não conseguiu ingressar com ele naquela jornada tão cansativa e sobrehumana. Encontrei-a faz 2 anos na rua e ela ainda não tinha conseguido ingressar no ginásio.Falei pra ela não se preocupar, pois com certeza um dia chegava sua vez.
Nos despedimos e nessa semana ao sair da faculdade na cidade me deparo com aquela jovem de uniforme aguardando o ônibus á frente do colégio. Era ela!
Pensei:
- Como ficou bonitinha naquele uniforme que muitos vestem aos 10 anos e como a esperança á fazia ter aquele ar de menininha.
Lembrei o trecho da música que diz:

Quando não houver esperança
Quando não restar nem ilusão
Ainda há de haver esperança 
Em cada um de nós, algo de uma criança
Não dá pra descrever a felicidade que me abriu o peito... 
Me aproximei, e conversamos brevemente. 
Ela está fazendo o 6º Ano á noite em meio a muita dificuldade, mas está.
Não há moeda de valor que pague a satisfação de saber que de algum modo sou agente nessa luta, como instrumento de incentivo na esperança de que os sonhos não sejam aniquilados.
Sorri pra aquela jovem, que tem a minha idade e disse:
- Viu, ( apontei pra faculdade) eu também estou conseguindo realizar meu sonho e também estou começando como você. Agente chega lá junto.
Onde morrem os sonhos?
Onde falta incentivo, coragem e fé de que se pode vencer mesmo sendo, sertanejo, agricultor, nordestino e pobre...
Onde nasce a esperança?
Na certeza de que nenhum fator dos citados acima nos torna menos dignos de realização pessoal e profissional.
Somos seres humanos e como diz a música 
É caminhando que se faz o caminho
Os sonhos realizam-se mais rápido pra uns que pra outros, mas isso depende apenas do progetar, do insistir, do acreditar e da obstinação e esforço pra um dia vir a dizer:
Eu Consegui!
Gi Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores