Pesquise Aqui!

Um pouco de Filosofia ...

|| ||

Fim de noite e cá estou eu naquela de ...
Escrevo... Não escrevo ...
Falar sobre o que afinal?
O que tornaria esse fim de noite mais especial que todos os outros nos últimos anos?
Que universo exploraria? 
Humor, infância, mulher ... Sei lá ...
Melhor mesmo explorar meu universo universitária e expor aqui uma das respostas deixadas no Fórum de Teoria Geral de Conhecimento ( Filosofia) já que procurando palavras não sei do que falar... Talvez sirva pra reflexão, talvez não...
Nesse momento só sei que nada sei ( rsrs), mas vamos as minhas considerações sobre a matéria e como ela poderá ser útil no processo educacional.
A ação-reflexão é algo inerente ao dia-a dia do professor , bem como deve ser de todo indivíduo que anseia estar inserido no processo ensino e aprendizagem. É através de nosso refletir que traçamos as metas pra que alcancemos nossos objetivos frente á nossa classe, e igualmente uma forma de buscar compreendê-lo e auxiliá-lo em sua complexidade de ser humano em constante processo de formação.

Essa relação entre reflexão e educação é plena e a disciplina Teoria Geral do conhecimento vem (creio eu) nos trazer mais uma forma de indagar, inquirir refletir sobre nosso sistema político, nossa sociedade, nossa alma, nossa essência e assim sendo funcionará como mais um suporte para que nós enquanto educadores melhoremos nossa prática e nos tornemos não apenas profissionais de diploma, mas profissionais comprometidos e conscientes de nossa função enquanto agentes transformadores da sociedade através de seu pensar e agir.

Espero, neste curso não apenas ampliar meus conhecimentos, mas como Sócrates mais uma vez compreender que nada sei, que a cada dia preciso extrair de mim algo útil, encontrar as respostas escondidas no mais íntimo de meu ser , e chegando á essa compreensão ainda que de um fragmento de verdade conduzir meus alunos á pensar, também indagando pra que encontrem dentro deles a resposta ás suas dúvidas frequentes e se aproriem do verdadeiro conhecimento , aquele que (segundo Platão) vem de dentro que está no campo das idéias, posto a prova e aprovado.

A sabedoria não existe sem a reflexão e é através da reflexão que nos aproriaremos do conhecimento. Ainda que muitos deixem de validar nossas ideias e julgue nosso pensar sem própósito.

Como muito é ouvido “a filosofia é uma ciência com a qual e sem a qual o mundo permanece tal e qual”, mas onde nasce a sociologia, a geologia, a astronomia senão no campo das ideias? E onde primeiro acontecem as transformações na sociedade senão no campo filosófico?

O que? Por que? Para que? são perguntas frequentes, necessárias e primordiais antes de se executar qualquer procedimento principalmente em sala de aula. 
Educação e essa dita arte do bem viver estão ( á meu ver ) diretamente ligadas e portanto intimamente relacionadas. 
Sem ela a educação não se dá, o homem não se conhece e a alienação impera.

Gi Barbosa

Gente, agora que me dei conta ... Escrevo além da conta até em Fórum de Universidade afffff
Beijinhos e boa Páscoa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores