Quando se fala em contextualizar algo nos dá logo um frio na espinha, um tremor pelo corpo e o suor gelado escorre pela testa.
Parecemos gatinhos assustados diante da Fera que procura arrancar nossa cabeça fora. E as vezes ela quase consegue.
Parecemos gatinhos assustados diante da Fera que procura arrancar nossa cabeça fora. E as vezes ela quase consegue.
Quanta dor de cabeça temos quando nos propõem em inserir um tema dentro de determinado conteúdo e disciplina?
Quantos de nós desiste diante do desafio ou mesmo reclama por horas na hora do recreio?
Nos parece muita injustiça ter que fazer mais isso .
Bem, diante da dificuldade de muitos na elaboração de atividades dentro de um tema especificado em um projeto decidi elaborar o seguinte texto afim de ajudá-los nesse processo uma vez que por conta de o salário da classe ser um tanto quanto injusto não podem dispor de meus serviços ou de outros que tentam de alguma forma ajudar sendo ajudado.
Tomemos por base o Projeto Contos de Fada e observemos o que é necessário para que eu produza uma atividade explorando o tema dento do conteúdo especificado em meu plano diário.
1° Você precisa ter amplo conhecimento do tema.
Leia, faça pesquisas e anote o que considera relevante e enriquecedor dentro de sua sala de aula.
2° Analisemos qual conto pode ser bem trabalhado dentro do conteúdo Substantivo Próprio por exemplo e façamos a escolha adequadamente.
Pinóquio por exemplo
3° Façamos a leitura minusciosa do exemplar e tentemos encontrar dentro dele as palavras e expressões que podemos utilizar ou reformular. ex: Pinóquio é um boneco de madeira. A palavra grifada é um substantivo próprio apesar de Pinóquio ser apenas um boneco e não uma pessoa. Dessa feita se gera uma dúvida inicial na cabeça da criança que aprendeu que nome próprio é nome de pessoa , rios, mares, oceanos.
Em que posso questioná-lo, de que forma?
O que mais posso tirar dessa pequena sentença?
Pinóquio é um boneco . Boneco é um substantivo comum, pois boneco é o nome utilizado pra especificar qualquer boneco, mas Pinóquio é substantivo próprio. Por quê?
Por que ele é o personagem de um livro? E a sua boneca que nome ela tem ? Vamos escrever os nomes de suas bonecas e veremos que também são nomes próprios, mas por quê?
Por que é um nome só dela.
Mas e a palavra madeira?
É um substantivo comum, mas de qual árvore você acha que é essa madeira?
Pau- Brasil?
Olha só ... Pau-Brasil é um nome próprio como Jacarandá, Carvalho ... Que outras árvores vocês conhecem, que possamos listar?
Como contextualizar o conteúdo em matemática?
Pra fazer Pinóquio Gepeto utilizou 35 pregos,andando pela floresta pinóquio perdeu 12 pregos. Quantos pregos serão necessários pra Gepeto consertar Pinóquio?
E segue-se tendo ideias e organizando as palavras dentro dos enunciados de modo a alcançar seu objetivo, sempre inventando, recriando, reformulando ...
A dificuldade está em nossa mente, nas travas psicológicas que nos impomos. É certo que algumas pessoas tem mais dificuldade em lidar com as palavras, mas não há o que não se consiga com esforço e prática, afinal a prática leva à perfeição ou a quase perfeição ( rs)
Contextualizar trata-se de pensar e inteligente não é quem tem muitas ideias, mas quem consegue organizá-las, direcioná-las e torná-la útil.Você é inteligente? Então vai conseguir ornaizar seu conteúdo dentro de um tema proposto.
Foque na certeza de que sua prática pedagógica reformulada irá render frutos e não desperdice suas energias criticando o novo ou falando mal do antigo. O tema lhe foi proposto e parece absurdo? Estude sobre ele, se supere, aprenda a enxergar de outro modo. Não tem tempo pra isso?
Sempre temos tempo de pensar seja na rua, em casa, na escola, no coletivo ... Não encontramos tempo pra dizer que a orientadora surtou , que o diretor está maluco ou mesmo em pensar que a coodenadora se acha a maioral?
Desligue do mundo à sua volta e direcione sua atenção para o desafio proposto pelo diretor ou coordenador que pode parecer absurdo, mas que precisa ser executado.
Em todas as classes existe a hierarquia e se desejamos o respeito de nossos alunos devemos respeitar nossos superiores, procurando de forma pacífica e humilde influenciá-lo positivamente por nossas ações.
Será que virou algo corriqueiro eu dizer que você consegue?
Mesmo assim eu direi:
- Você é capaz !
Contextualização - Interdisciplinaridade - Temas Transversais ...
Isso são apenas palavrões que não devem meter medo em ninguém.
Enfrente seus medos, passe por cima de seus preconceitos e alcance o sucesso!
Muitas vezes nos sentimos gatinhos diante da grande Leoa!
Sejamos gatinhos corajosos ( rs)
Boa Noite
Gi Barbosa
Nenhum comentário:
Postar um comentário